Home / Política

POLÍTICA

Paulo Gonet é o novo procurador-geral da República

Subprocurador foi indicado por Lula e teve ampla maioria dos votos no Senado

Ricardo Stuckert/PR Ricardo Stuckert/PR

O Senado aprovou nesta quarta-feira (13) a indicação do subprocurador Paulo Gonet para o cargo de procurador-geral da República. Ele foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para suceder Augusto Aras, que terminou seu mandato em setembro.

Gonet recebeu 65 votos favoráveis e 11 contrários, em uma votação secreta no plenário. Ele teve o apoio da maioria dos senadores, inclusive de alguns da oposição, que elogiaram sua trajetória e sua independência.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Antes de ir ao plenário, Gonet passou por uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde também foi aprovado por 23 votos a favor e 4 contra. Na ocasião, ele defendeu o combate à corrupção, o respeito à Constituição e aos direitos humanos, e a autonomia do Ministério Público.

Gonet disse que pretende manter uma relação harmônica e respeitosa com os demais poderes, mas sem abdicar da independência e da fiscalização do Ministério Público. Ele afirmou que vai priorizar o diálogo e a transparência em sua gestão.

Gonet terá um mandato de dois anos, podendo ser reconduzido uma vez.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias