Home / Saúde

SAÚDE

Adolescentes de Aparecida recebem vacinação contra Meningite C e HPV neste sábado

Com o objetivo de imunizar os adolescentes de Aparecida de Goiânia contra a bactéria causadora da Meningite C e contra o papilomavírus humano, associado a diversos tipos de cânceres, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá a intensificação da vacinação neste sábado (23). O Dia D da campanha disponibilizará a imunização em 38 postos espalhados pela cidade (confira abaixo a lista completa). Todos os adolescentes de 11 a 14 anos de idade devem ser imunizados contra a meningite. Além disso, meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade precisam ser imunizados contra o HPV.

A Campanha de Vacinação está ocorrendo desde o dia 11 de março em escolas da cidade. Os profissionais de saúde do município estão visitando as instituições de ensino e imunizando os adolescentes. Neste sábado, as vacinas estarão disponíveis em unidades de saúde e postos volantes para todos os adolescentes das faixas etárias fixadas, facilitando o acesso daqueles que não podem comparecer durante a semana aos postos.

“Com a ocorrência de casos de Meningite em todo o Brasil, Aparecida está atenta à possibilidade de surtos dessa doença em nossa cidade. E nós sabemos que a melhor forma de proteção é a vacinação. Por isso, além disponibilizar vacinas em 27 unidades de saúde durante todo o ano, vamos promover uma força-tarefa neste fim de semana e contamos com a participação da população”, afirmou o secretário de saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

Meningite e HPV

A Meningite C é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente progressiva e potencialmente fatal. A doença provoca a inflamação das membranas que revestem o sistema nervoso central e possível infecção generalizada. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, rigidez de nuca e, às vezes, manchas na pele. Em adolescentes, a vacina garante uma alta proteção até a idade adulta.

Já o HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, principalmente por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Postos de Vacinação

Neste sábado, a imunização estará disponível nos seguintes postos, das 8 às 17h: Centro de Atendimento Ambulatorial; Cais Nova Era; Cais Colina Azul; Centro de Saúde Papillon Park; UBS’s Andrade Reis; Independência Mansões; Jardim Riviera; Bairro Independência; Campos Elíseos; Jardim Florença; Jardim Tiradentes; Veiga Jardim; Cândido de Queiroz; Jardim Paraíso; Alto Paraíso; Caraíbas; Delfiore; Jardim dos Ipês; Madre Germana; Buriti Sereno; Garavelo Park; Mansões Paraíso; Jardim Olímpico; Parque Trindade; Santa Luzia; Nova Olinda; Retiro do Bosque; Chácara São Pedro; Jardim dos Buritis; Bela Vista; Bandeirantes; Pontal Sul I; Pontal Sul II; Rosa dos Ventos e Expansul. Também haverá postos de vacinação no Aparecida Shopping e no supermercado Bretas do Buriti Shopping, que funcionarão das 9 às 18 horas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias