Home / Saúde

SAÚDE

Hugo estimula batalha de pacientes para ‘virar o jogo’

“Virar o jogo”, essa é a mensagem da nova ação desenvolvida para os pacientes do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). A ação, desenvolvida em parceria dos departamentos de psicologia e serviço social, tem como missão, estimular o sentimento de superação e a esperança de quem é tratado. Ao doar um tabuleiro para cada um dos internados em enfermaria, são estimulados, além de uma forma mais tranquila de passar o tempo, a superação.

O hospital acredita que a capacidade de entendimento que o tempo também é um dos remédios, ajuda para que o período de internação seja ainda menor. “Alguns deles ficam ansiosos, sensíveis, e essa maneira faz com que os dias, às vezes necessários para o tratamento, sejam superados com mais compreensão. O paciente que fica ansioso, inquieto, obviamente está mais passível de ter uma demora maior para receber alta médica”, acredita a assistente social Cristiane do Carmo Name Vasconcelos.

Adailton Alves Rezende, de 47 anos, é morador de Goiânia. Ele está no Hugo há cinco dias, depois que sofreu uma queda da escada e precisou tratar com ortopedista.“Acho que esse tipo de ação melhora muito a gente, e faz com que o tempo de internação seja superado com mais tranquilidade. O tratamento daqui é diferente, muito bom.” Antônio Erivonaldo Leadro da Silva, de 23 anos, que é do Rio Grande do Norte e mora em Goiânia há três anos, disse que foi vítima de acidente de trânsito com moto. Ele passou por cirurgia no joelho direito e está internado no Hugo há 12 dias. “É interessante, porque é uma forma de a gente se entreter. Jogar damas com o vizinho de leito é muito interessante. A gente ficava só jogando conversa fora, antes. Agora temos uma atividade diferente”, agradece.

Para a coordenadora multiprofissional da unidade, Andressa Arruda, esta é uma forma de humanizar e dar o tratamento individualizado. “A ideia de um cuidado centrado na pessoa, vem sendo foco de nossos atendimentos na instituição, tendo como principal preocupação a qualidade do serviço e propiciar além disso a melhor experiência ao paciente durante todo seu período de internação”, explica.

CUIDADO

Os tabuleiros de dama foram feitos pelos colaboradores dos departamentos do hospital, e distribuídos aos pacientes, com o intuito de diminuir situações traumatizantes. A ação melhora as condições para recuperação e propicia uma estadia mais confortável, durante o processo de tratamento e reabilitação.

Para cumprir exigências estabelecidas no período pandêmico, todas as peças e o tabuleiro foram higienizados e seguem o rigor dos critérios estabelecidos por órgãos de saúde em nível nacional e internacional, antes de serem colocados em embalagens individuais. No ato da entrega, todas as embalagens também passam por um processo de sanitização com produtos químicos.

Leia também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias