HMDI é reconhecido por alta conformidade em práticas de segurança do paciente
Redação Online
Publicado em 2 de outubro de 2026 às 11:20 | Atualizado há 51 minutos
O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) recebeu o Certificado de Reconhecimento de Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, referente aos resultados de 2025. A entrega ocorreu durante o II Simpósio Estadual de Segurança do Paciente de Goiás, realizado no auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (SESG).
Representaram o HMDI no evento a supervisora da Qualidade, Danielly Barbosa Castro; a enfermeira do Núcleo Interno de Segurança do Paciente (NISP), Mariana Mesquita Barbosa; e a enfermeira do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS), Cíntia Queiroz de Oliveira.
A avaliação considera a adoção de práticas voltadas à segurança do paciente e à gestão de riscos nos serviços de saúde. No HMDI, esse trabalho envolve diferentes áreas, com acompanhamento de processos, identificação de riscos e aplicação de protocolos voltados à qualidade da assistência.Em Goiás, 96 hospitais contavam com UTI em funcionamento em 2025.
Desses, 93 participaram da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, o que corresponde a uma adesão de 97%, acima da meta nacional de 90% estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os participantes, 36 hospitais, o equivalente a 39%, alcançaram a classificação de Alta Conformidade, superando a meta nacional de 15%.
Para Danielly Barbosa Castro, a certificação demonstra que as práticas de segurança estão incorporadas aos processos do hospital e contam com a participação de diferentes setores “É muito importante ver esse trabalho reconhecido. A segurança do paciente envolve várias áreas e profissionais, desde o acompanhamento dos processos até a identificação de riscos e a adoção das medidas necessárias para tornar a assistência cada vez mais segura”, afirmou. A supervisora da Qualidade comentou que a classificação também representa um incentivo para a continuidade das ações.
“A certificação não encerra esse trabalho. Pelo contrário, mostra que precisamos continuar acompanhando os indicadores, avaliando os processos e identificando oportunidades de melhoria. A segurança do paciente é uma construção diária”, destacou.
O reconhecimento reforça a atuação das equipes do HMDI na adoção e no acompanhamento de práticas que contribuem para uma assistência mais segura e para a melhoria contínua dos serviços prestados aos pacientes.