DM Saúde

Hospital de Jaraguá é referência em cuidados paliativos

Redação Online

Publicado em 12 de janeiro de 2026 às 15:46 | Atualizado há 5 meses

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA) fechou o ano de 2025 como uma referência em uma especialidade assistencial de alta relevância: cuidados paliativos. Segundo a diretora geral do HEJA, Gláucia Siqueira a atenção das equipes multidisciplinares no trato de pacientes em cuidados paliativos chamou a atenção pelo preparo e dedicação.

“O pessoal da assistência consolidou importantes avanços na promoção do cuidado integral aos pacientes por meio de ações previstas no Protocolo de Cuidados Paliativos. Isso fez com que os trabalhos fossem dinamizados e o trato com nossos pacientes melhorados a cada dia”, comenta.

Houve uma atenção para esse setor acompanhada pelo Hospital Sírio-Libanês, dentro de um projeto nacional que envolveu diversas unidades hospitalares do país.

“Tivemos uma ajuda fundamental com o objetivo de qualificar a assistência prestada a pacientes elegíveis para a abordagem paliativa, respeitando sua dignidade, autonomia e qualidade de vida”.

O protocolo tem como foco a identificação de pacientes que se enquadram nos critérios de cuidados paliativos. Após essa identificação, é realizada uma reunião multiprofissional envolvendo a equipe assistencial, familiares e, sempre que possível, o próprio paciente.

Nesse espaço de diálogo, o caso é amplamente discutido, permitindo que todos compreendam o quadro clínico, as possibilidades terapêuticas e os objetivos do cuidado, para então definir, de forma consensual, a adesão a essa abordagem.

Um dos principais objetivos do Protocolo de Cuidados Paliativos é garantir dignidade ao paciente em todas as etapas do cuidado, reconhecendo-o para além da doença. Essa visão reforça a importância de uma assistência baseada na escuta qualificada, no respeito às escolhas individuais e no alívio do sofrimento físico, emocional, social e espiritual.

Ao colocar o paciente no centro das decisões, o HEJA fortalece uma prática assistencial mais humana, ética e sensível, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida, mesmo diante de condições clínicas irreversíveis.

Gláucia reafirma o compromisso de todo o corpo assistencial do HEJA em prestar um serviço de referência na qualidade técnica e com máxima humanização. “Os pacientes que chegam em nossa unidade precisam saber e sentir que são acolhidos com todo cuidado e atenção, porque temos por meta cuidar das vidas dessas pessoas”, finaliza.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia