Home / Tech

TECH

Araguaia Shopping recebe 1º cão robô da América do Sul

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG (CEIA), pioneiro em Inteligência Artificial no Brasil, promoverá interações do Bitdog, nome atribuído ao 1º cão robô da América do Sul, com o público, no Araguaia Shopping, neste sábado (24), das 10h às 13h30.

A população terá a oportunidade de conhecer e saber mais sobre a tecnologia desenvolvida pelo Centro de IA, que no futuro poderá ser utilizada em áreas públicas, comerciais e residenciais.

O Bitdog pode ser utilizado para monitoramento de segurança, resgate de vidas, entregas e uma série de outras ações tecnológicas.

Estudantes do primeiro Bacharelado de Inteligência Artificial na Universidade Pública no país vão operar o robô e serão responsáveis por informar a comunidade sobre a tecnologia inovadora.

CÃO ROBÔ

O quadrúpede integra a plataforma de desenvolvimento para diferentes tipos de aplicação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial.

A função inteligente do cão robô é capaz de monitorar e fiscalizar os serviços petroquímicos, elétricos, ferroviários e industriais. Ele pertence ao Laboratório de Veículos Autônomos do Centro de IA.

CEIA-UFG

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da UFG é uma aliança entre a Universidade Federal de Goiás, setores público e privado.

A instituição surgiu com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial (EMBRAPII) e Organização Social com contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Lançado em 2019, o CEIA é o 1º Centro de Inteligência Artificial no Brasil. Pioneiro em inovações no país, o Centro de IA produz tecnologias relevantes para diversos segmentos da sociedade, empregando técnicas, pesquisas acadêmicas e conhecimentos de Inteligência Artificial (IA).

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias