Novo presidente quer integrar todas as cooperativas
Redação DM
Publicado em 7 de maio de 2015 às 01:45 | Atualizado há 11 anosWandell Seixas Da editoria de Economia
Oriundo do setor de laticínios, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza é o novo presidente do Sistema Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) – Goiás, que abrange todas as cooperativas de prestação de serviços, de crédito, etc. Em seu discurso, Joaquim Guilherme confessou que se preparou para um dia chegar à presidência do Sistema OCB. Acrescentou que mantém disposição para “somar e juntar forças para construir uma cidade, um Estado e um país melhor”. Uma das suas metas é fazer com que “todos os onze ramos consigam se desenvolver e fortalecer nas suas atividades e negócios”.
O novo presidente do Sistema OCB-GO, que assumiu em concorrida solenidade anteontem, destacou como plano de mandato promover o fortalecimento das cooperativas, dar visibilidade à Casa do Cooperativismo, além de fomentar a criação de projetos que promovam a intercooperação e o intercâmbio entre as registradas na OCB-Goiás.
Mais de 250 pessoas, entre autoridades políticas, empresariais, lideranças cooperativistas e cooperados, prestigiaram a cerimônia de posse da nova diretoria do Sistema OCB/GO. No seu currículo, consta que Joaquim Barbosa é economista, produtor e presidente da Complem. Ele presidirá a OCB/GO e o Sescoop/GO no quadriênio 2015/2019. Barbosa recebeu o cargo do presidente das cooperativas Centroleite, CentralRede e Coapro, Haroldo Max de Sousa.
Durante a parte festiva do evento, o ex-presidente Haroldo Max de Souza agradeceu a presença de todos e ressaltou que as cooperativas são o motivo da existência da OCB/GO e do Sescoop/GO. Ele citou que hoje são registradas na OCB/GO 238 cooperativas. A entidade participa de 23 conselhos e câmaras temáticas, para representar, defender o cooperativismo e lutar pelo desenvolvimento do setor.
Max agradeceu o corpo técnico do Sistema OCB/GO pelo comprometimento em atingir as metas. Ele ressaltou que o maior legado da administração foi ter proporcionado a qualidade, o compromisso e o conhecimento que os colaboradores alcançaram. “A Casa está preparada para novos desafios e deixo para o novo presidente um grande desafio, o de construir o novo prédio”, relatou. “Desejo sucesso à nova diretoria e que vocês mantenham o espírito cooperativista”, finalizou.
Representando o governador de Goiás, Marconi Perillo, o vice-governador, José Eliton, que esteve presente na posse da nova diretoria, destacou que o sistema cooperativista dinamiza e fomenta o desenvolvimento no Estado e no País. Ele acrescentou que o Sistema OCB/GO presta um serviço de relevância para o Estado como um todo, incentivando a produção primária, que é importante elo da cadeia econômica de Goiás, e com papel fundamental na área de finanças, no financiamento de atividades produtivas de cooperados e de pequenos produtores individualmente. “Desejo boa sorte à nova diretoria e contem com o governo do Estado para os novos desafios”, disse.
A deputada federal Magda Mofato disse ter a consciência da importância do agronegócio e que está à disposição do cooperativismo e a serviço da sociedade goiana. O presidente da Fieg, Pedro Alves, enfatizou ser um defensor do cooperativismo e prestou reconhecimento ao agronegócio. “Entendo o valor do cooperativismo e parabenizo pela escolha do Joaquim Guilherme”, enfatizou.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), José Mário Schreiner, deu as boas-vindas ao novo conselho administrativo da casa. “A chegada de Joaquim Guilherme ao posto mais alto do cooperativismo de Goiás é, para nós, motivo de satisfação e de expectativa muito grande. Ele já tem uma participação na produção dentro do ambiente cooperativista e a experiência política possibilitará a ele um excelente trabalho”, destaca. (Com o apoio da Assimp Sistema OCB/GO)