Projeto que reconhecia atividades religiosas como essenciais é vetado em Goiânia
Redação DM
Publicado em 4 de março de 2021 às 15:43 | Atualizado há 5 anos
Um projeto de lei que reconhecia as atividades religiosas como essenciais foi vetado pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), na tarde de quarta-feira (3). O vereador Dr. Giancarlo Said (MDB), que criou o projeto, sugeriu que as igrejas prosseguissem com as atividades religiosas mesmo “em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais”.
Apesar de reconhecer importância da espiritualidade para muitas famílias, Rogério Cruz, justificou que o texto é inconstitucional. Segundo ele, não há normas estaduais e federais que autorizem a abertura dos templos em meio à pandemia.
“A espiritualidade tende a ser um recurso importante para muitas famílias, podendo contribuir no enfrentamento aos desafios da vida, na adaptação e na resiliência às perdas”, afirmou o prefeito, que também é pastor licenciado da Igreja Universal.
Ainda de acordo com o prefeito, as normas propostas no texto “ferem a autonomia do município, limitando a política pública municipal de controle epidemiológico e sanitário ao combate à pandemia da Covid-19”.
Com o veto, o projeto agora deve ser analisado por uma comissão e também em plenário. Caso a restrição seja aceita pelos vereadores, o projeto pode ser arquivado, mas se a decisão for contraria a do prefeito, o veto pode ser derrubado por maioria absoluta, indo então para promulgação do presidente da câmara.
No último sábado (27), a prefeitura de Goiânia decretou o fechamento do comércio não essencial. A medida estabelece várias restrições com o objetivo de conter a contaminação da Covid-19 e diminuir a taxa de ocupação dos leitos de UTI.
*Com informações do G1.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.
Leia também:
- Goiás empata com Cuiabá fora de casa por 1 a 1 e desperdiça chance de se aproximar do G6 da Série B
- TCU suspende edital de R$ 1,1 bilhão do DNIT para o Anel Viário de Goiânia por risco de duplicidade de investimentos
- Justiça dos EUA anula suspensão de vistos imposta por Trump a 75 países, incluindo o Brasil
- Vídeo mostra personal mordendo aluna no ombro durante treino
- Ônibus pega fogo na BR-364 em Mineiros e incêndio se alastra para vegetação