Política

“Temos que enaltecer aquilo que é nossa história”

Redação DM

Publicado em 16 de agosto de 2023 às 14:31 | Atualizado há 3 anos

O governador Ronaldo Caiado sancionou, na terça-feira, 15, norma que insere no calendário cívico cultural e turístico de Goiás o “Dia do Romeiro de Nossa Senhora de Muquém”. A celebração ocorrerá anualmente em 15 de agosto, data que marca o último dia de romaria, iniciada em 5 de agosto. 

O grande diferencial de Muquém é a longevidade da festa: a peregrinação religiosa é considerada como a mais antiga de Goiás, com 275 anos.

“Temos que enaltecer aquilo que é a nossa origem, a nossa história”, disse o gestor na missa de encerramento da romaria de Muquém (distrito de Niquelândia). O chefe do Executivo esteve na celebração ao lado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

O governador goiano é conhecido pela religiosidade cristã e relação próxima com os festejos tradicionais do Estado – caso das celebrações de Muquém, Fogaréu e Festa do Divino. Caiado destacou o trabalho do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) montado no Km 30 da GO-237 (Rodovia da Fé, em Niquelândia): “Foi feito com todo carinho para recebê-los, dando conforto às pessoas, com alimentação, área de repouso e até para acampamento”, disse.

A estrutura é montada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Gabinete de Políticas Sociais (GPS), com a função de ofertar lanches, atendimento médico, massagem, curativos, banheiros, espaço para descanso e capela para orações. 

Devotos

Bispo diocesano de Uruaçu, dom Giovani elogiou Caiado e a celebração: “Nesse momento todos os títulos caem, todos viram romeiros, devotos de Maria. Todos nós somos um só nessa devoção religiosa, que tem muito forte o aspecto cultural e familiar. Quando a gente visita as barracas, vemos as famílias reunidas. Famílias que até muito tempo não se viam. Famílias que vêm de geração em geração. Todos somos romeiros, todos somos família.”

Daniel Vilela ressalta “momento especial da cultura religiosa”

Além do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha, o encerramento da romaria reuniu outras lideranças políticas, como o vice-governador Daniel Vilela, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, deputados federais, estaduais e prefeitos de municípios da região Norte do estado.

Vice-governador de Goiás, Daniel Vilela destacou a importância histórica da festa: “Esse é um momento especial da nossa cultura religiosa”. 

Vilela ressaltou que a festividade religiosa “tem mobilizado os goianos ao longo de uma história e hoje conta com uma infraestrutura mais adequada para receber os romeiros”.  

O vice-governador disse que “faz questão de acompanhar o governador Ronaldo Caiado, e a primeira dama, Dona Gracinha, para poder levar o reconhecimento do Governo do Estado ao momento festivo e de fé.” 

Estima-se que a romaria agregue, ao longo dos dias de festa, mais de 50 mil pessoas.

Apoio

A festa teve apoio, além da OVG e GPS, também da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), que disponibilizou estruturas ao longo do trecho de peregrinação, como tendas com apoio do Comando de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar de Goiás (PMGO). 

A Gionfra realizou manutenção recente na GO-237, com revestimento, limpeza e monitoramento de elementos de dispositivos de drenagem superficial (EDS), dentre outros. Ainda na rodovia, no trecho não pavimentado, após o distrito de Muquém, foi executada a melhoria funcional em 20 quilômetros da via, com a aplicação de revestimento primário para aumentar o conforto dos usuários.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia