El Niño coloca o Brasil entre os países com maior previsão de mortes
Aline Drumond - Estágio DM
Publicado em 30 de outubro de 2026 às 10:05 | Atualizado há 57 minutos
Projeção internacional estima milhares de mortes relacionadas ao El Niño no Brasil | Foto: Reprodução
O Brasil poderá registrar 26,7 mil mortes adicionais em decorrência dos efeitos do El Niño, segundo uma projeção do Climate Impact Lab, laboratório de pesquisa ligado à Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Desse total, 19,5 mil óbitos podem ocorrer nos próximos seis meses. O levantamento aponta o país entre os mais afetados pelo fenômeno climático.
A estimativa considera o aumento da mortalidade associado às temperaturas extremas provocadas ou intensificadas pelo El Niño. Em escala global, a previsão é de 857,4 mil mortes adicionais no período analisado.
Entre os países avaliados, a Índia aparece com a maior projeção de óbitos, com aproximadamente 160 mil mortes. A Nigéria, por sua vez, deve concentrar o maior número de vítimas nos próximos seis meses, com uma estimativa de 56,1 mil mortes.
Calor extremo preocupa pesquisadores
O cofundador do Climate Impact Lab, Michael Greenstone, destacou que a possibilidade de antecipar os efeitos do calor extremo permite identificar as regiões com maior risco e orientar os gestores públicos na adoção de medidas preventivas antes que vidas sejam perdidas. Segundo ele, o rastreador desenvolvido pelo laboratório reúne essas informações para o atual episódio de Super El Niño.
De acordo com as projeções para o período de junho a março, os países com as maiores estimativas de mortes adicionais são:
- Índia: 160 mil;
- China: 85,4 mil;
- Nigéria: 69,7 mil;
- Sudão: 53,2 mil;
- Indonésia: 49,5 mil;
- Brasil: 26,7 mil;
- República Democrática do Congo: 24,7 mil;
- Bangladesh: 18,4 mil;
- Vietnã: 18,1 mil;
- Chade: 17 mil.
Leia também