DM Autos

Jeep Gladiator chega ao Brasil na versão Rubicon por R$ 499.990

Jipão off-road extremo permite a remoção das portas e do teto e o rebatimento do para-brisa.

diario da manha

Jeep lança no Brasil o novo Gladiator. O jipão de capacidade 4×4 off-road extrema e capaz de encarar qualquer desafio fora de estrada, desembarca no País na versão Rubicon com preço de R$ 499.990. Sua força vem do motor motorização 3.6 V6, a gasolina, capaz de gerar 284 cv de potência e 35,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 8 marchas.

Inspirado no modelo lançado há 60 anos, o Jeep Gladiator é equipado com tração 4X4 Rock-Trac, chancelada pelo Trail Rated. O Rubicon traz faróis dianteiros e de neblina de LED proporcionam uma nítida luz branca e enriquecem o estilo do jipão bruto, enquanto as luzes de circulação diurna (DRL) formam uma auréola ao redor dos faróis.   

Na traseira, as tradicionais lanternas quadradas ladeiam a tampa traseira, que conta com trava elétrica e três posições de abertura. A concepção da caçamba levou em conta não somente o aspecto visual, mas a aplicação de soluções inteligentes e funcionais, como a iluminação do piso, a fonte de alimentação elétrica coberta – 400 W, 220 V – e os fortes ganchos.   

Tração 4×4 Rock-Trac 

O sistema de tração 4×4 com relação reduzida 4:1 e crawl ratio de 77:1 permite que a picape entregue o máximo de força em baixa velocidade. Com isso, além do maior controle, aumenta a quantidade de torque disponível nas rodas.

Esse recurso trava mecanicamente os eixos fazendo com que ambas as rodas girem na mesma velocidade e evitando que, sem contato com o solo, girem em falso. Ele proporciona que a roda em contato com o solo tenha o máximo torque possível para superar os mais difíceis obstáculos.

 O Jeep Gladiator Rubicon oferece duas maneiras de maximizar a direção: bloqueando apenas o eixo traseiro ou então os eixos traseiro + dianteiro em conjunto. Nessa condição, entrega o máximo de força nas rodas para ajudar em qualquer aventura, em qualquer situação off-road, sempre com tração máxima.

Além disso, o eixo traseiro pode ser travado no modo 4HI, para uso em velocidades altas em terrenos de baixo atrito, especialmente em Dunas.

Para os terrenos mais difíceis, a desconexão da barra estabilizadora dianteira, feita eletronicamente através do botão “Sway Bar”, aumenta a articulação da suspensão em mais 30%. Assim, o eixo dianteiro trabalha de forma mais livre e ambas as rodas mantenham contato com o solo, garantindo maior capacidade de tração.

Sistema Off-road+ 

O Sistema Off-road+ ajusta o Gladiator para as condições do terreno. Ele atua nos principais sistemas da picape, como acelerador, controle Select-Speed, controle de tração e trocas de marchas, a fim de garantir o desempenho ideal para o terreno.

Se habilitado em 4-HI, ele adapta a operação para velocidades mais altas, para uso em dunas, por exemplo. Se habilitado em 4-LO, ele ajusta a operação para um off-road de baixa velocidade, ideal para terrenos com pedras (rock crawling). 

Câmera Off-Road

O Jeep Gladiator Rubicon conta com a exclusiva câmera frontal Off-Road TrailCam. O equipamento oferece linhas de grade que exibem o caminho à frente dos pneus, permitindo que o condutor literalmente encare de frente qualquer obstáculo.

Para melhorar a experiência, um esguicho integrado permite limpar qualquer respingo de lama na câmera, com o simples toque de um botão. Assim como o Sistema Off-road+, a Câmera Off-road estreou recentemente no Brasil no Jeep Wrangler.

Trailrated

A capacidade Trailrated é item de série no novo Jeep Gladiator Rubicon. Para ganhar esse badge, um veículo deve vencer uma série de testes nos terrenos mais difíceis, provar sua capacidade de resistir a condições adversas e oferecer capacidade off-road incrível. A avaliação é feita em cinco categorias:   

Tração 4×4: Além da tração a picape chega com caixa de transferência com 5 posições, relação de reduzida de 4:1 e Crawl Ratio de 77:1 

Capacidade de submersão: Picape apresenta entrada de ar alta e vedação de água especial para ajudar a atravessar rios e riachos em profundidades de até 76 centímetros

Articulação: Eixos rígidos Dana 44 proporcionam um nível elevado de articulação mantendo sempre os quatro pneus no solo, proporcionando assim mais estabilidade e tração. Em obstáculos mais extremos, a desconexão da barra estabilizadora dianteira proporciona nível ainda maior de articulação);

Altura do solo: Picape tem 27 centímetros de distância do solo para assegurar a ultrapassagem de obstáculos com facilidade);

Manobrabilidade: Com direção precisa e distância entre eixos otimizada, veículo pode contornar vias estreitas e manobrar em torno de pedras, troncos, etc).

 Rock Rails

O Gladiator conta com o Rock Rails, que protege a cabine com trilhos de aço, de roda a roda. Além disso, os trilhos de aço atrás das rodas traseiras ajudam a proteger a caixa de roda, permitindo a travessia de terrenos agressivos sem preocupação.

Outra boa sacada, providência típica da necessidade off-road, são os ganchos de reboque dianteiro e traseiro. São perfeitos para ajudar veículos com menor capacidade fora de estrada em dificuldades.

Aventura em tempo real 

Acesso em tempo real aos dados de desempenho off-road que otimizam a experiência durante as aventuras, como inclinação lateral e vertical, altitude, coordenadas, e a temperatura da transmissão.   

No Gradiator Rubicoin os eixos dianteiros e traseiros Dana® 44 presentes contam com tubos extra-robustos e forjados para excepcional resistência, rigidez e durabilidade. Enquanto isso, as placas de aço de alta resistência ajudam a proteger componentes importantes, como cárter, transmissão, tanque de combustível e caixa de transferência, de danos que podem ser causados durante a aventura.  

Com experiência “conversível” única, o novo Jeep Gladiator Rubicon permite a remoção das portas e do teto, enquanto o para-brisa, feito com moldura de alumínio, pode ser rebatido. Para tanto, basta dobrar as alças e prendê-lo nos ganchos do capô.

Interior

No interior do Gladiator, conforto, comodidade, entretenimento e segurança são garantidos por um pacote de equipamentos que torna a experiência a bordo ainda mais exclusiva e especial.   

O conforto fica evidente através de itens como assistente de voz (hands free), ar-condicionado digital automático de duas zonas, chave presencial com partida remota, câmera de ré, navegação GPS e monitoramento da pressão dos pneus.  

O sistema de infotainment conta com a multimídia Uconnect de 8,4” com Apple CarPlay e Android Auto, além de quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, conectores USB do tipo A e C, sistema de áudio premium Alpine com nove alto-falantes, barra de som traseira fixadas na estrutura do teto, subwoofer e amplificador de 552 Watts.   

Além do sistema de som, o veículo ainda conta com uma caixa de som portátil Bluetooth de 10 x 5,5 x 2,75” ultra resistente, que fica escondida atrás do banco traseiro. Os botões de controle permitem o controle de volume, reprodução, pausa e emparelhamento.

Dotada de porta de carregamento USB e entrada de cabo auxiliar, essa caixa portátil extra resiste tanto à poeira quanto à água – não por acaso, um acessório perfeito para aventuras na natureza.  

Segurança

O Gladiator Rubicon é muito bem servido em segurança. O pacote dispõe de mais de 70 itens de segura, incluindo piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e airbags frontais e laterais, entre outros.  

O habitáculo apresenta bancos revestidos em couro, além de porta-luvas e um porta-objetos com chaves, que fica posicionado sob o banco traseiro, e um sistema de escoamento de água para lavagem interna – útil após aventuras na lama.

Gladiator chega também com pneus de uso misto que oferecem área de contato com a superfície maior do que os pneus comuns, gerando maior tração e controle em situações fora de estrada. As rodas de liga leve de 17” são polidas em preto e alumínio. 

Capacidade de carga

O Jeep Gladiator Rubicon proporciona se destaca também por sua grande capacidade de carga e de reboque. Sua caçamba pode levar até 1.000 litros de volume de carga. Já a capacidade de reboque ultrapassa três toneladas (são 3.138kg, para ser exato).

Entre as funcionalidades da caçamba estão quatro ganchos, localizados nas cavidades das rodas para maximizar o espaço de carga (e que podem ser ajustados conforme a necessidade). Além disso, oferece ainda uma tomada elétrica de 220V para uso geral.   

Para facilitar o acesso e manuseio, a porta da caçamba pode ser colocada em três posições: fechada, parcialmente aberta e totalmente aberta. O suporte do estepe fica sob a caçamba, atrás do eixo traseiro, podendo alojar pneus de até 35 polegadas. 

Mesmo diante de um veículo recheado de tecnologias e altamente equipado, os clientes ainda terão a possibilidade de ampliar a personalização da Nova Picape

O Jeep Gladiator pode amém ser personalizado no formato que melhor atenda às necessidades particulares de uso.

Uma ampla oferta de cores também faz parte dessa oferta de personalização do Gladiator Rubicon. São 8 possibilidades de cores: Firecracker Red, Bright White, Sting Gray, Black, Gobi, Silver Zynith, Granite Crystal e a Snazzberry, sendo as três últimas opções cores exclusivas para o lançamento e disponíveis sob encomenda.   

Além disso, a Jeep, juntamente com a Mopar, coloca à disposição dos clientes uma linha com 72 acessórios para deixar a picape única e exclusiva. Suporte para bike, barras transversais, portas tubulares, estribos off-road e gaveta de caçamba são alguns bons exemplos de itens que podem ser adquiridos para personalizar o modelo.

Jeep Gladiator Rubicon:  Principais itens de série

Motor 3.6L V6 – Gasolina
284cv e 347Nm
Câmbio automático de 8 marchas
Reboque: 3.138 kg
Caçamba: 1.000L
Tração 4×4 Rock Trak com relação reduzida 4:1 
Bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok®
Eixos Dana 44
Nova Câmera Frontal Off-Road
Barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica 
Protetores para Pedra
Rodas de 17” com pneus de uso misto
HDC – Hill Descent Control
Off-Road Pages
Sistema Off-Road+
Freedom Top® – Teto removível na cor da carroceria
Portas Removíveis
Para-brisa rebatível
2 ganchos para reboque frontais e 1 traseiro
Protetores de cárter, transmissão e tanque
Faróis e lanternas em LED
ACC – Piloto Automático Adaptativo
AEB – Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência
Monitoramento de pontos cegos
Central Multimídia Uconnect de 8,4” 
Apple CarPlay e Android Auto
Navegação GPS
Sistema de áudio Premium “Alpine” 
Nove alto falantes e subwoofer
Caixa de som portátil Alpine 
Cluster digital de 7”
Portas USB tipo A + C
Sensor de estacionamento traseiro
Câmera de ré
Detector de tráfego cruzado
Assistente de voz Hands Free
Ar-condicionado Digital Dualzone
Chave presencial com partida remota
Monitoramento da pressão dos pneus
Airbags frontais e laterais
ERC e ESC
IBS – Sensor inteligente da bateria
HSA – assistente de partida em rampa
Bancos revestidos em couro
Porta objetos com chave sob o banco traseiro
Sistema de escoamento de água para lavagem interna
Porta da caçamba com 3 posições
Tomada de 220V na caçamba
Ganchos para suporte de carga na caçamba
72 acessórios by Mopar

Comentários